Cartilha infantil conscientiza sobre os prejuízos da pirataria
Publicação foi lançada em Cruz Alta na segunda-feira (19) em parceria com o Sindilojas Cruz Alta
A Fecomércio-RS e o Sindilojas Cruz Alta dá mais um importante passo no combate à pirataria e à informalidade. Nesta segunda -feira (19), as entidades que representam o setor de comércio, lançaram a cartilha “Comércio informal: que bicho é esse?”, publicação voltada para crianças em idade escolar de todo o Rio Grande do Sul. O evento no Auditório da escola Annes Dias teve presenças de representantes de árias instituições. O lançamento aconteceu no auditório da escola Annes Dias.
A cartilha, com tiragem inicial de 50 mil exemplares, foi desenvolvida em parceria com o Procon/RS. Nela, o personagem ‘Proconito’ explica aos pequenos o que é pirataria e os prejuízos que causa à saúde, ao bolso das famílias e à sociedade como um todo. O presidente do Sindilojas Cruz Alta filiado a Fecomércio-RS, João Antônio Harb Gobbo, afirma “Hoje temos a alegria de compartilhar o lançamento da Cartilha Infantil “Comércio Informal: que bicho é esse?” com foco na conscientização do público infantil, para que desde cedo as crianças possam ter noção dos prejuízos causados pela pirataria e comércio informal , estendendo o significado de comprar um brinquedo ou um DVD falsificado”.
A parceria da Fecomércio-RS e do Sindilojas Cruz Alta com o Poder Público vai possibilitar que a cartilha seja distribuída em toda a rede escolar gaúcha, incluindo instituições públicas e privadas. O coordenador da Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS, André Roncatto, lembra que os municípios têm grande participação nesse processo, possibilitando o acesso local das crianças à publicação. “As crianças têm ação fundamental no trabalho de combate à pirataria, prática que gera prejuízos a toda uma cadeia econômica, além de provocar danos sociais e de saúde e, mais grave ainda, financiar a prática do tráfico e estimular a violência”, ressalta Roncatto.
O evento teve a honra de receber várias autoridades, por exemplo, a senhora Promotora Drª Tassia Bergmeyer da Silveira, representando o Ministério Público, Major QOEM Comandante Interino do CRPO/AJ Vicente Antonio Scartassini Junior, professora Anete, representando a Escola Santissima Trindade, Beth Carvalho – Secretária de Educação do município de Cruz Alta, Representando a 9º CRE, Ana Lucia Freitas e Ana Paula Ternes, Dr. Otávio Silveira Dall Asta – Presidente da comissão do jovem advogado da OAB subseção de Cruz Alta, Profª Raquel Buzatti Souto – Coordenadora do Projeto Balcão do Consumidor da Unicruz, e Ricardo Ferner representando a ACI de Cruz Alta.